Do kart ao grid da F1: conheça Gabriel Bortoleto

O jovem piloto brasileiro de apenas 20 anos representa o Brasil na elite do automobilismo mundial. Vem conferir mais detalhes sobre ele!

O Brasil está oficialmente de volta à Fórmula 1. 🏎️

O único representante brasileiro no grid da principal categoria do automobilismo tem nome e sobrenome: Gabriel Bortoleto.

Com apenas 20 anos, Gabriel estreia na categoria pela equipe Stake Kick Sauber, correndo sob o número 5 – o mesmo que já foi usado pelo tricampeão Sebastian Vettel. Com isso, ele encerra um jejum de oito anos sem brasileiros na Fórmula 1, desde a despedida de Felipe Massa, em 2017.

Créditos: Sport Buzz

Qual a história de Gabriel Bortoleto?

A trajetória de Gabriel no automobilismo começou cedo. Aos seis anos, iniciou no kart, incentivado pelo irmão mais velho, Enzo Bortoleto. Foi campeão sul-americano da categoria, e ao chegar na adolescência, se mudou para a Itália para se dedicar ao kart em nível internacional.

Lá, passou a competir na WSK (World Series Karting), considerada a “elite da elite” do kartismo mundial e responsável por revelar nomes como Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Max Verstappen.

Gabriel Bortoleto ao lado do irmão Enzo em pódio - Créditos: GE

Veja também: O Efeito Swift na NFL

Bortoleto se destacou com um top 10 no Mundial e foi vice-campeão da WSK Super Masters Series. Os bons resultados que abriram portas para a Fórmula 4 Italiana, um dos principais campeonatos de base do automobilismo.

O passo seguinte foi a FRECA (Fórmula Regional Europeia), onde mostrou talento e maturidade para subir à F3, correndo pela equipe Trident, em 2023.

Esse desempenho chamou a atenção de ninguém menos que o bicampeão de F1 Fernando Alonso, que passou a agenciar sua carreira através da A14 Management.
(Imagina, girls: Fernando Alonso como empresário! Gabi venceu e muito!)

No mesmo período, Bortoleto também passou a integrar o Programa de Desenvolvimento de Jovens Pilotos da McLaren, equipe britânica que mantém tradição em revelar talentos.

Créditos: Gabriel Bortoleto - site oficial

No ano seguinte, Gabriel estreou na Fórmula 2 e brilhou: liderou boa parte da temporada e, mesmo pressionado pelo francês Isack Hadjar, atual piloto da Visa Cash App Racing Bulls, confirmou o título pela Invicta Racing.

Assim, ele se tornou campeão da F3 (2023) e da F2 (2024) em anos de estreia — um feito raríssimo no automobilismo.

Créditos: Gabriel Bortoleto - site oficial

Confira: As Corinthianas

O anúncio de sua contratação para a F1 foi feito apenas três dias após o GP de São Paulo de 2024, em novembro, reforçando o simbolismo da volta de um brasileiro ao grid.

E a estreia não poderia ser mais impactante: Gabriel conquistou rapidamente o público e impulsionou os números da categoria no Brasil. De acordo com pesquisa da Kantar IBOPE Media, a audiência da Band, emissora que transmite a F1 no Brasil, aumentou 74% nessa temporada.

Fora das pistas, o piloto também atraiu parcerias com grandes marcas nacionais como: O Boticário, Porto Seguro, Banco BRB, Kit Kat e Motorola, além de fechar acordos para estampar a Claro e PicPay no carro da equipe.

Atualmente nas pistas, a consistência vem sendo a marca registrada do brasileirinho. Ao longo da temporada de 2025, o jovem piloto tem se destacado em corridas. Nos GPs da Bélgica e da Hungria, apresentou ritmo forte e chegou a superar nomes consagrados, incluindo seu companheiro de equipe e veterano da categoria, Nico Hülkenberg.

Créditos: Sport Buzz

A partir de 2026, Bortoleto deixa o carro verdão da Stake para trás e assume o volante do novo e inédito carro da Audi, que estreia oficialmente na Fórmula 1 na próxima temporada após a compra integral da Sauber.

O contrato plurianual assinado com a montadora alemã deve garantir estabilidade e confiança nos próximos passos dentro da categoria máxima do automobilismo, a Formula 1.

Atualmente, Gabriel Bortoleto é apontado como um dos rookies mais promissores da temporada e um talento de destaque na nova geração de pilotos do automobilismo brasileiro.

Um rookie, expressão de origem inglesa, se refere a um atleta que está no primeiro ano profissional em um esporte.

Nota da revisora

Tudo indica que este é apenas o começo de uma longa e vitoriosa trajetória.

Voa, Bortoleto!

Momento fofoquinha 👀

E se você achava que ter o sobrenome Bortoleto bastava… segura essa: o pai do Gabs é ninguém menos que Lincoln Oliveira, atual CEO da Stock Car e manda-chuva do Grupo Veloci.

Sim, manas, a mesma holding que controla a Vicar, empresa responsável por organizar categorias como a Fórmula 4 Brasil, Stock Series e Turismo Nacional.

Ou seja, além do talento no volante, nosso piloto favorito tem contatinhos VIP no backstage do automobilismo brasileiro. Nada mal ter o pai como o cara que basicamente dá as cartas no esporte nacional, né? 🏁

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundos dos esportes.

XOXO, MDT 💖

Reply

or to participate.