- Manual das Torcedoras
- Posts
- A nova temporada da Superliga movimenta o vôlei nacional
A nova temporada da Superliga movimenta o vôlei nacional
A temporada 2025/26 da Superliga Feminina de Vôlei já começou, e você não pode ficar de fora de tudo o que está acontecendo no campeonato. Veja todos os detalhes!
O que você vai ler por aqui
A Superliga é a principal competição do vôlei brasileiro, e conta com partidas tanto no masculino quanto no feminino. A nova temporada da competição teve início em outubro, e segue até maio de 2026.
Ao todo, são 12 equipes disputando o título, incluindo jogadoras que representaram a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris e no Mundial de 2025.
Organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a competição desempenha um papel fundamental no crescimento do esporte no país, atraindo torcedores aos ginásios, conquistando patrocinadores e sendo um pilar para atletas que sonham em representar a Seleção Brasileira.

Foto: CBV
Como funciona a Superliga?
O formato dos torneios é parecido nas categorias masculina e feminina. As 12 equipes da divisão principal se enfrentam em turno e returno. Ou seja, cada time se enfrenta duas vezes, um jogo em casa e outro fora, totalizando 22 rodadas.
Além disso, a classificação é feita com base em um sistema de pontos semelhante ao utilizado no futebol. Cada vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 vale três pontos na tabela de classificação, enquanto uma vitória por 3 a 2 garante dois pontos.
Mesmo com um time saindo derrotado, ainda é possível conquistar um ponto se conseguir levar a partida ao quinto set. Para isso, a partida precisa terminar com o placar de 2 a 3. Ao final de todos esses jogos, os oito primeiros colocados avançam para os “playoffs”.
Nessa fase, é tudo ou nada. As quartas, semis e a grande final são disputadas em séries de melhor de três partidas. Os dois últimos colocados da classificação serão rebaixados para a Superliga B.

Foto: CBV
Quais são os principais times da Superliga Feminina?
No campeonato feminino, o Osasco, atual campeão da Superliga, está empatado com o Minas em número de títulos. Com seis conquistas, o time paulista encerrou uma série de vitórias das equipes mineiras Minas e Praia Clube, que dominavam desde 2018.
Atualmente, o Osasco lidera a competição, com 11 pontos conquistados após quatro jogos e quatro vitórias.
O Minas Tênis Clube vem colado na liderança, com os mesmo 11 pontos. A equipe é composta por jogadoras muito reconhecidas pelo público, como a Central Julia Kudiess, que se destacou na Seleção Brasileira como uma das melhores bloqueadoras no Mundial de Vôlei Feminino, e a levantadora Macris, que também participou da competição.

Foto: Léo Caldas/Divulgação CBV
Logo atrás, em terceiro lugar, aparece o Sesc Flamengo. Nessa temporada, a equipe trouxe cinco reforços importantes ao elenco, incluindo a ponteira norte-americana Simone Lee e a oposta Tainara, jogadora da Seleção Brasileira.
A equipe está em busca do título, já não levanta a taça desde a temporada 2000/2001. O time vem embalado depois de vencer o Fluminense de virada e ser campeão carioca feminino de vôlei.
O Fluminense, que está em quarto na tabela, também aparece como um forte candidato ao título. Com destaques para a líbero Marcelle, da Seleção brasileira, a equipe também traz novidades no elenco, como a experiente levantadora Fabíola, de volta ao Brasil, e a ponteira venezuelana Nelmaira Valdéz.
Confira abaixo a tabela da Superliga Feminina de Vôlei na quarta rodada:

Imagem: reprodução/Olympics.com
Quais são os principais times da Superliga Masculina?
No Masculino, o principal destaque vai para o Cruzeiro, atual campeão e maior vencedor da competição. Nessa temporada, o time está novamente entre os favoritos. A equipe mineira vem motivada e em busca do seu 10° título, após conquistar a Supercopa 2025 ao derrotar o Minas por 3 sets a 0.
Atualmente ocupando a segunda colocação, o time conta com uma formação forte, incluindo nomes da Seleção Brasileira, como o ponteiro Douglas Souza, o oposto Wallace e o central Lucão, que permanecem no elenco nessa temporada.
O time do Campinas também está entre os favoritos. Depois de dois vice-campeonatos seguidos, a equipe busca conquistar a taça com seus jogadores renomados. Entre eles, Bruninho, uma das maiores referências do vôlei brasileiro, permanece no clube, além de Maurício Borges, Adriano e Judson, que também continuam na equipe.

Foto: Pedro Teixeira/ Vôlei Renata
O Praia Clube, líder do campeonato até o momento, esbanjando cinco jogos e nenhuma derrota, também está na briga pelo título. O clube reforçou bem seu elenco ao contratar dois jogadores de peso para o time.
Entre eles, o central Isac, vindo do Minas, foi o segundo melhor atacante da edição anterior da competição. Além dele, o ponteiro Paulo, eleito MVP da Copa América 2025, também chega ao time mineiro.
A permanência de Franco Willian no time também é fundamental para a equipe, já que o oposto foi o terceiro maior pontuador da última Superliga, com 480 pontos.
Confira abaixo a tabela da Superliga Masculina de Vôlei:

Imagem: reprodução/Olympics
A Superliga de Vôlei permanece como um dos principais torneios no cenário brasileiro, não apenas pela visibilidade dos grandes times, mas também pelo seu papel na formação e preservação de talentos, além de incentivar a competitividade nacional.
A temporada 25/26 da Superliga de Vôlei terá transmissão do SporTV, da GeTV e da TV Globo. Não percam!

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.
Reply