- Manual das Torcedoras
- Posts
- GP de São Paulo: confira 6 curiosidades sobre o Circuito de Interlagos
GP de São Paulo: confira 6 curiosidades sobre o Circuito de Interlagos
Confira os destaques e histórias do Autódromo José Carlos Pace e as expectativas para o GP de São Paulo 2025.
O que você vai ler por aqui
Finalmente chegou o momento da Formula 1 desembarcar no Brasil! A próxima etapa será o Grande Prêmio de São Paulo e, para já ir sentindo um gostinho de como vai ser, nós trouxemos curiosidades sobre o circuito e informações de como funciona o final de semana lá!

Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Folhapress
1. Ayrton Senna do Brasil
Um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro, Ayrton Senna deixou seu legado no circuito de Interlagos. Sua primeira vitória foi em 1991 e até hoje é lembrada como um dos feitos mais impressionantes de toda a categoria. Senna dirigiu o carro à vitória com o câmbio de marcha quebrado, deixando o brasileiro apenas com a sexta marcha.

Ayrton Senna com dificuldade de erguer o troféu em Interlagos 1991
Em 1993, Senna voltou a vencer, também de modo muito emocionante. Ele terminou a corrida e logo pegou uma bandeira do Brasil, mas mal conseguiu fazer a volta na pista já que a multidão invadiu e ele terminou a corrida literalmente envolto pelo povo brasileiro na pista.
Ayrton Senna se foi, mas a sua marca para sempre estará no autódromo. Em 1990, Interlagos sofreu modificações para se enquadrar nas exigências da FIA e voltar a receber corridas do mundial de F1. Na ocasião, Senna deu a ideia de um conjunto de curvas, que acabou sendo chamado de “S do Senna”.
Apesar de o nome homenageá-lo, Senna gostaria que o nome fosse "S do Chico Landi”, primeiro piloto brasileiro a competir na Fórmula 1 e diretor do autódromo de Interlagos até sua morte em 1989, um ano antes de o GP finalmente voltar ao calendário da F1.
Ao longo dos anos, outras homenagens foram sendo feitas no autódromo. Em 2020, o artista brasileiro Kobra fez um mural de Senna levantando o troféu em 1991.

Mural de Kobra no Autódromo Interlagos - Fonte: eduardokobra.com
Em 2022, a sobrinha de Ayrton, Lalalli Senna, apresentou uma escultura de prata do piloto brasileiro de 3,5 metros.

Família Senna na inauguração do busto - Foto: Forbes
2. Autódromo José Carlos Pace – carinhosamente chamado de Interlagos
O Autódromo de Interlagos é oficialmente chamado de Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao piloto brasileiro que venceu no circuito em 1975, mas, infelizmente, faleceu em 1977 em um acidente de avião.
Já o nome Interlagos vem, justamente, por ficar entre duas represas, Billings e Guarapiranga, e foi sugerido por Alfred Agache, urbanista francês, devido à semelhança com a região suíça Interlaken.
Interlagos, o "templo da velocidade brasileira" e a "casa do S do Senna", consolidou-se como uma das etapas mais aguardadas do calendário de corridas, famoso por sua essência, disputas eletrizantes e condições climáticas imprevisíveis.

Foto: Edson Lopes Jr./Secom
3. Para além do automobilismo
O Autódromo de Interlagos, atualmente, também se destaca como um ponto cultural da cidade de São Paulo. Nos últimos anos, grandes eventos como o Lollapalooza e o The Town encontraram sua casa no autódromo.
Assim, Interlagos se torna atrativo tanto para amantes de esporte quanto de cultura e, especialmente, para quem ama ambos. No caso, a gente aqui no MDT! 💖

Montagem do Lollapalooza em Interlagos - Foto: Veja SP/Abril
4. Pilotos que se tornaram campeões do mundo
Com a corrida em São Paulo no final da temporada, alguns pilotos já se consagraram campeões antecipadamente no circuito brasileiro. Foram 6 anos em sequência: Fernando Alonso foi o primeiro em 2005 e 2006, Kimi Raikkonen em 2007, Lewis Hamilton em 2008 e Jenson Button em 2009; o último até agora foi Sebastian Vettel em 2012.
Momento fofoquinha 👀
Alerta título roubado? Torcedoras vocês sabiam que o campeonato em que o Hamilton venceu em 2008 na corrida do Grande Prêmio de São Paulo até hoje é contestado pelo piloto brasileiro Felipe Massa, que na época corria pela Ferrari.
Massa e Hamilton chegaram a São Paulo, última corrida do ano, com chances de serem campeões e, apesar de Massa ter ganho a corrida e os brasileiros terem comemorado o título, Hamilton chegou, na última curva, na quinta colocação, posição que o concedeu o campeonato.
Massa está até hoje na justiça em um processo contra a FIA. Inicialmente piloto buscava a irregularidade e portanto anulação do GP de Singapura, já que o também brasileiro Nelson Piquet Jr teria causado uma batida proposital que fez com que Massa não pontuasse. Caso a anulação acontecesse, Felipe Massa seria o campeão daquele ano.
Atualmente, Massa segue com o processo em busca de reparação financeira e de declarações oficiais que reconheçam a violação das regras naquele ano. O piloto e sua equipe alegam não querer retirar o primeiro título de Lewis Hamilton.

5. Primeiro campeão oficial
A primeira corrida de Fórmula 1 oficial em Interlagos – que contava pontos no campeonato mundial – foi em 1973 e a vitória foi do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi.
6. A arte de correr na chuva
Um fato curioso sobre o GP de São Paulo é a chuva. Na maioria das vezes, chove durante a corrida o que sempre a deixa mais imprevisível e especial. Grandes pilotos como Ayrton Senna e, mais recentemente, Lewis Hamilton e Max Verstappen já demonstraram super poderes para correr nessa condição.
Hamilton já expressou sua admiração por Ayrton e o quanto ama correr no Brasil várias vezes. Ano passado, em homenagem à Senna, Hamilton conduziu a McLaren MP4/5B do bicampeonato do piloto em 1990. A emoção encharcou, junto à chuva, cada brasileiro que o aplaudia e o próprio piloto inglês e recém meio brasileiro.
Já Verstappen impressionou à todos com uma direção brilhante sob chuva torrencial em Interlagos no ano passado. Max largou da 17ª posição e alcançou a vitória com muita competência – e uma pitada de sorte que todo campeão precisa.
Essa corrida foi essencial para aumentar a vantagem no Campeonato Mundial de Pilotos e para sua consagração como campeão no GP seguinte em Las Vegas.
GP de São Paulo 2025: Como funciona o fim de semana
O Grande Prêmio de São Paulo é um dos circuitos da temporada que tem corrida sprint no calendário. Isso significa que a programação é: sexta-feira com treino livre às 11h30 e classificação da corrida sprint às 15h; no sábado a corrida sprint é às 11h e a classificação para a corrida é às 15h; e no domingo a grande corrida é às 14h.
Além das corridas, há a Fanzone um espaço que contará com diversas atrações durante o final de semana da Formula 1. Localizada no Kartódromo Ayrton Senna, a fanzone é de livre acesso para determinados setores e também há a venda de ingressos avulsos para outros espectadores.
Até o momento, já estão confirmadas apresentações de Seu Jorge, Matheus e Kauan, Thiaguinho e DJs ao longo dos dias. Haverá também o Driver's Engagement momento que os pilotos vão para o palco e interagem com os fãs. O ex-piloto, Sebastian Vettel, também foi confirmado no evento.
E, o mais importante, esse ano temos brasileiro no grid de novo! finalmenteee.
Gabriel Bortoleto está na 19ª posição no Campeonato Mundial de Pilotos mas já demonstrou que tem potencial para se tornar um grande competidor no futuro com alguns resultados pontuados com atuações admiráveis.

Bortoleto dirigindo carro da Sauber de lego no GP de Miami
Conheça mais da história do Bortoleto no texto: Do kart ao grid da F1: conheça Gabriel Bortoleto
Expectativas para o GP de São Paulo 2025
A corrida tem tudo para ser inesquecível. Além das emoções do próprio GP, o Campeonato de Pilotos chega ao Brasil com apenas 1 ponto de diferença entre o primeiro colocado, Norris, e o segundo, Piastri. Já o tetracampeão Max Verstappen, chega em terceiro atrás por 36 pontos.
É possível que o feito do último ano seja repetido e Max aumente a pressão sobre seus concorrentes? Definitivamente ele tem capacidade para isso. Norris e Piastri também têm que lidar com serem da mesma equipe e estarem competindo de tão perto. O clima entre os pilotos é: provar quem é o melhor no mesmo carro.
E para acompanhar todas as emoções da passagem da F1 no Brasil, basta ligar a TV no canal da Band ou no BandSports e torcer muito pela sua equipe favorita e pelos seus pilotos preferidos. 🏎❤

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.
XOXO, MDT 💖


Reply