O reencontro de Palmeiras e Flamengo numa final de Libertadores

Valendo o inédito tetra da América, rivais revivem a decisão de 2021; partida coloca Andreas Pereira frente a frente com o ex-clube na luta pela taça continental. Veja detalhes do confronto!

Depois de anos, Flamengo e Palmeiras voltam a se encontrar em uma final de Libertadores. O time que ganhar, além da glória eterna, vira o maior campeão brasileiro da competição.

Veja como chegam as equipes para a decisão da principal competição entre clubes da América Latina!

Como chega o Palmeiras?

O Palmeiras, que foi líder absoluto do seu grupo e tem o artilheiro da Liberta, Flaco Lopez, não vive um bom momento. Disputando o título do Brasileirão, o alviverde acumula quatro jogos sem vencer, com duas vitórias e dois empates.

Embora o time paulista não venha de uma boa fase, o cenário muda na Liberta. O Palmeiras só perdeu um dos 12 jogos da competição de 2025, com direito a duas viradas em casa: Contra o River Plate, com gol de Flaco Lopez nos acréscimos, e contra a LDU, revertendo um placar de 3x0 com show do menino Allan e Raphael Veiga saindo do banco para decidir.

Foto: Miguel Schincariol/AFP

Como chega o Flamengo?

Já o Flamengo, que foi vice-líder em seu grupo, tem só uma derrota nos últimos quatro jogos, com direito a goleada contra o já rebaixado Sport.

O ataque do rubro-negro também vive um momento espetacular: Bruno Henrique tem três gols nos últimos quatro jogos; Jorginho acumula dois, e Arrascaeta também vive ótima fase, com duas assistências e um gol nas partidas recentes.

Foto: André Durão

Durante a fase de grupos, o Flamengo perdeu e empatou com o Central Córdoba, além de vencer e empatar as duas partidas contra a LDU. Nas oitavas, o clube carioca enfrentou o Internacional, e passou de fase tranquilamente.

Já nas quartas, pegou o Estudiantes e se classificou nos pênaltis, com a estrela do goleiro Rossi fazendo milagres. Nas semis, o rubro-negro enfrentou o Racing e ganhou de 1x0 com gol de Carrascal no Maracanã. O jogo de volta ficou no 0x0, mesmo com a expulsão de Gonzalo Plata nos minutos finais.

Detalhes sobre a final da Libertadores 2025

A 66ª final da Libertadores tem diversas histórias que só o futebol sul-americano poderia entregar. Além do confronto da maior rivalidade interestadual dos últimos anos, a partida marca mais um reencontro de Andreas Pereira com a nação flamenguista.

Um dos grandes personagens da final de 2021, o meia-campista já teve um teste contra o antigo clube pelo Brasileirão, em outubro, um duelo no qual o time carioca levou a melhor.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

A grande final do sábado também marca a terceira final de Libertadores para Abel Ferreira. O técnico mais longevo do Brasil já conquistou três Campeonatos Paulistas, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e, até então, duas Libertadores. Ídolo para muitos e questionado por alguns, é inegável que o português sabe comandar o Verdão.

Foto: Alexandre Schnneider

Agora, para os flamenguistas mais supersticiosos, é difícil não lembrar da campanha do Mengão de 2019. Assim como no ano citado, o time pode conquistar a dupla coroa (Brasileiro + Libertadores) na mesma semana. O palco da decisão também é conhecido pelos flamenguistas, e repete a virada de 2019: o Estádio Monumental de Lima, no Peru.

Foto: Henry Romero/Reuters

No último jogo dos times antes da final, o Palmeiras perdeu para o Grêmio por 3x2. Com o time reserva, os gols da equipe foram marcados por Facundo Torres e Benedetti. Já o Flamengo empatou com o Atlético-MG por 1x1 com o time misto.

Os titulares do time de Abel Ferreira não viajaram para o Rio Grande do Sul. A expectativa do elenco para a grande final é:

Carlos Miguel; Khellven; Gustavo Gomez, Bruno Fuchs e Murilo; Piquerez; Andreas Pereira, Raphael Veiga e Allan; Flaco Lopez e Vitor Roque.

O Flamengo contou com Rossi e Léo Pereira de titulares contra o Atlético-MG. O técnico Filipe Luís tenta evitar dicas do time titular para a final, mas é provável que mantenha a espinha dorsal da equipe que vem se destacando no Brasileiro:

Rossi; Danilo; Leo Ortiz e Leo Pereira; Alex Sandro; Erick Pulgar; Jorginho; Luiz Araujo; Giorgian de Arrascaeta; Carrascal  Bruno Henrique.

Você pode conferir esse jogaço a partir das 18 horas, com transmissão na Rede Globo, GeTV, ESPN e no Disney+.

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.

XOXO, MDT 💖

Leia mais

Reply

or to participate.