- Manual das Torcedoras
- Posts
- Copa do Mundo 2026: Brasil vai enfrentar o Marrocos em sua estreia
Copa do Mundo 2026: Brasil vai enfrentar o Marrocos em sua estreia
Sorteado para o grupo C, com Marrocos, Haiti e Escócia, o Brasil estreia na Copa do Mundo de 2026 no dia 13 de junho. Confira mais detalhes sobre o sorteio realizado pela FIFA nesta sexta (05).
Nesta sexta-feira (05), foi realizado o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos. ⚽
Foram sorteados 12 grupos, com quatro seleções de potes diferentes em cada. O Brasil, que está entre os cabeças de chave no pote 1, foi sorteado para o Grupo C e vai enfrentar o Marrocos, o Haiti e a Escócia.

Foto: FIFA via Getty Images
Para o sorteio, as 48 seleções foram divididas em quatro potes. No primeiro pote, do qual o Brasil faz parte, estão as nove melhores seleções do ranking da FIFA, além dos Estados Unidos, México e Canadá, que vão sediar o torneio.
Com o resultado do sorteio, o Brasil — foi o primeiro a ser sorteado — e vai disputar a primeira partida da fase de grupos contra o Marrocos no dia 13 de junho no Estádio de Boston ou no Estádio de Nova York e Nova Jersey.
Já a segunda partida vai ser contra o Haiti no dia 19 de junho no Estádio de Boston ou no Estádio da Filadélfia. Por fim, o último confronto, que será contra a Escócia, será realizado no dia 24 de junho no Estádio de Miami ou no Estádio de Atlanta.
O adversário mais difícil da seleção brasileira é o Marrocos, que fez uma excelente campanha em 2022, se tornando a primeira seleção africana da história a chegar a uma semifinal de Copa do Mundo. A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi em março de 2023, pós-copa, e o Brasil perdeu por 2x0.
“A gente não pode escolher adversário. O último jogo não foi tão bom pro Brasil, mas acreditamos que nós temos mais futebol”, avaliou Samir Xaud, presidente da CBF, após o sorteio.
De acordo com as regras do sorteio, os grupos não poderiam ter mais de uma seleção da uma mesma confederação, com exceção da Europa, que teve 16 seleções classificadas para a Copa, um número maior que o total de 12 grupos. Sendo assim, quatro grupos vão ter duas seleções europeias: os grupos B, F, I e L.
Das 48 vagas para o Campeonato Mundial, seis ainda estão em aberto, sendo que quatro serão preenchidas por seleções vindas da repescagem europeia. As outras duas virão da repescagem continental, da qual vão participar as seleções do Iraque, RD Congo, Bolívia, Jamaica, Suriname e Nova Caledônia em março do ano que vem.
Na fase de grupos, os dois primeiros colocados e os oito melhores terceiros colocados serão classificados para as oitavas de final. O novo formato estabelece que as seleções que chegarem à final, a ser disputada no dia 19 de julho, terão disputado oito jogos, um a mais que os disputados na última Copa do Mundo FIFA de 2022.
Devido ao formato expandido, com mais seleções, mais jogos e maior estrutura, a Copa de 2026 será a maior de todos os tempos. “Serão 104 Super Bowls em 1 mês. Essa é a magnitude do que estamos organizando”, disse Gianni Infantino, presidente da FIFA na abertura do evento.
Foto: Acervo Pessoal
O evento contou com a presença de ex-jogadores, celebridades, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da presidente do México, Claudia Sheinbaum e do primeiro-ministro canadense, Mark Carney. A FIFA premiou Trump com o Prêmio da Paz, criado este ano.
A atitude não foi nenhuma surpresa, já que Infantino é um grande apoiador do presidente dos Estados Unidos e fez um longo discurso exaltando seus feitos e, por isso, recebeu muitas críticas nas redes sociais.
Conclusão é o seguinte torcedora: prepare o despertador e a poupança!
Amanhã, dia 06 de dezembro, saberemos todas as informações de locais e horários dos jogos! A FIFA vai soltar a tabela completa às 14h numa transmissão ao vivo do evento no canal deles do YouTube. Não percam meninas! ⚽🏆

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.

Reply