• Manual das Torcedoras
  • Posts
  • As Finais de Conferência da NFL: os 4 times que ainda estão na disputa pelo Super Bowl LX

As Finais de Conferência da NFL: os 4 times que ainda estão na disputa pelo Super Bowl LX

Broncos e Patriots se enfrentam pela final da AFC e Seahawks e Rams disputam o título da NFC. Vem com a gente entender como esses times chegam para as grandes finais para já ir entrando no clima do Super Bowl!

Hoje, Broncos e Patriots se enfrentam às 17h pela final da AFC e Seahawks e Rams disputam às 20h30 o título da NFC. Os campeões se encontrarão no Super Bowl em 8 de fevereiro quando conheceremos o grande campeão da temporada 2025/26 da NFL.

Como funciona?

Calma, se você decidiu começar a acompanhar a NFL agora e ainda não sabe direito como funcionam as conferências e o Super Bowl, relaxa que a gente te explica. 

A liga de futebol americano dos EUA, é dividida em duas conferências com 16 times em cada: a AFC - Conferência Americana - e a NFC - Conferência Nacional. Nos playoffs, as 7 equipes de cada conferência se enfrentam nas eliminatórias até o título da conferência. 

Os playoffs da AFC e da NFC são divididos em 3 etapas: a rodada Wildcard, a rodada Divisional e a Final de conferência.

Instagram Post

Na rodada Wildcard, 6 times se enfrentam em 3 jogos. O sétimo time, chamado de seed 1 por ter a melhor campanha, é classificado da temporada regular direto para a rodada divisional.

A rodada Divisional funciona como a semifinal das conferências. Os 4 melhores times se enfrentam e definem os dois que se enfrentarão na final de sua conferência. O Super Bowl, portanto, define o campeão dos campeões. O vencedor da AFC disputa com o vencedor da NFC o título da NFL do ano. 

A final da AFC

Agora, sim, vamos falar sobre os jogos de hoje! O primeiro jogo às 17h é a final da AFC disputada por Broncos e Patriots

O Denver Broncos foi a seed 1 da Conferência Americana. A equipe de Denver venceu 14 das 17 partidas da temporada regular. Nos playoffs, os Broncos disputaram somente um jogo contra o Buffalo Bills e venceram na prorrogação por 33 a 30 em uma partida bem acirrada.

Apesar de chegar aos playoffs como um dos concorrentes mais fortes ao título, os Broncos perderam seu quarterback titular, Bo Nix, no último jogo. O jogador sofreu uma fratura no tornozelo direito e está fora da temporada. 

Foto: Logan Bowles/Getty Images

 Mas ainda há esperança para a equipe de Denver. O quarterback reserva, que deve assumir a titularidade no jogo de hoje, é Jarrett Stidham. Ele foi draftado em 2019 e desde então tem sido reserva nos times que passou. Sua grande arma secreta é ter sido reserva de Tom Brady no New England Patriots o que, segundo Stidham, permitiu que aprendesse muito.

Stidham (4) e Brady (12) em jogo dos Patriots na NFL 

O Denver Broncos busca seu 4º título de Super Bowl e, mesmo que o ataque seja uma incógnita, a defesa de Denver é uma das melhores e mais dominantes da temporada, mantendo as chances de título.

E nessa brincadeira de 2026 ser o novo 2016, será que o Broncos consegue repetir o feito? Novamente vencer os Patriots na Final da Conferência e se consagrar campeão do Super Bowl

Tom Brady e Peyton Manning na final da AFC 2016 — Foto: Getty Images

Momento fofoquinha esportiva 👀

Se você também gosta de acompanhar a Fórmula 1 e está pensando para quem vai sua torcida na NFL, saiba que Sir Lewis Hamilton é um dos proprietários do Denver Broncos desde 2022 e mostra seu apoio pela equipe em suas redes sociais e ocasionalmente vai ao estádio assistir ao time.

Instagram Post

O New England Patriots depois de anos brilhantes liderados pelo maior campeão da NFL, Tom Brady, retorna aos playoffs com chances de título e um novo quarterback, uma jovem promessa: Drake Maye

O quarterback Drake Maye foi draftado pelos Patriots em 2024. O jovem atleta conquistou a titularidade e se mostrou um dos melhores quarterbacks em ascensão. Ele foi indicado ao prêmio de MVP (Most Valuable Player – equivalente a melhor jogador) da temporada regular esse ano. 

Foto: Drake Maye indicado ao MVP - Patriots Via Instagram

O time dos Patriots na partida de hoje conta com o seu ataque implacável, a conexão Drake Maye e Steffon Diggs, e uma defesa que, nos dois últimos jogos dos playoffs, limitou os adversários Chargers e Texans a apenas 3 e 16 pontos, respectivamente. 

E se você quiser saber se torce ou não para os Patriots, o que não faltam são famosos nos quais se inspirar. Zac Efron esteve no último jogo de playoff da equipe e os jogadores de futebol brasileiros Kaio Jorge e Léo Ortiz também já declararam sua torcida.

Se vocês não sabiam a PatsNation é uma das maiores torcidas brasileiras na NFL!! 😮

Instagram Reel

A final da NFC

Já o segundo jogo às 20h30 é a final da NFC disputada por Seahawks e Rams

O Seattle Seahawks foi a seed 1 da Conferência Nacional. A equipe teve a mesma campanha dos Broncos (14 vitórias em 17 partidas) e chega aos playoffs como o time a ser superado. Na rodada divisional venceu os 49ers por 41 a 6. 

Grande parte do sucesso de Seattle essa temporada se deve a sua defesa que é a melhor da liga. A equipe defensiva cedeu uma média de apenas 17 pontos por partida e quase não permitiu ataques terrestres.

Defesa dos Seahawks comemora após interceptação em jogo contra os 49ers - Foto: Ezra Shaw/Getty Images 

O ponto fraco de Seattle, contudo, vem justamente na posição mais importante do ataque: o quarterback.

Sam Darnold jogou 6 temporadas como reserva e não se destacou. Até que na temporada 2024/25 foi titular no Minnesota Vikings e fez uma surpreendente campanha de 14 vitórias. 

Os Seahawks que buscavam um quarterback titular decidiram apostar em Darnold. Deu certo. Foram novamente 14 vitórias. No entanto, desde a semana 11 – justamente contra os Rams – o quarterback vem se mostrando um elo fraco em um time muito completo. 

Sam Darnold jogou contra os 49ers no esforço devido a uma lesão no músculo abdominal que limitava seus movimentos. Isso não impediu uma vitória avassaladora dos Seahawks e Darnold e seu técnico já informaram que o atleta vem em boa recuperação para o jogo de hoje. 

Foto: NFL

 E se você está se perguntando se deve torcer para os Seahawks saiba que o time é conhecido por sua conexão com o rock-and-roll. Torcedores conhecidos são Jerry Cantrell guitarrista e escritor no Alice in Chains e Mike McCready e Matt Cameron integrantes do Pearl Jam.

Agora, se você gosta de superstições, Seattle tem uma interessante com o Vaticano. Em 2005, Papa Leão assumiu e Seattle chegou ao Super Bowl (mas perdeu para os Steelers…). Em 2013, após a eleição do Papa Francisco, os Seahawks chegaram a grande final e, dessa vez, ganharam o Super Bowl.

Hoje, o time está a uma vitória de repetir essa curiosa conexão…HABEMUS SEAHAWKS?

O Los Angeles Rams é o adversário dos Seahawks na final da NFC hoje. Os dois últimos jogos da equipe nos playoffs foram vencidos por apenas 3 pontos. Contra o Carolina Panthers na rodada Wildcard, os Rams garantiram a vitória por 34 a 31

Já na rodada Divisional, os Rams foram até a prorrogação contra o time de Chicago. Depois de um erro do quarterback dos Bears, a equipe de Los Angeles venceu por 20 a 17.

Se de um lado o quarterback é o ponto fraco, do outro ele é a presença essencial para a vitória. O veterano de 37 anos, Matthew Stafford, vive uma das suas melhores temporadas na NFL e traz consigo a experiência de quem já ganhou um Super Bowl – em 2022 contra o Cincinnati Bengals.

Matthew Stafford foi uma estrela na campanha de 12 a 5 dos Rams nessa temporada. O quarterback foi indicado a MVP da temporada e é o líder em jardas aéreas e passes para touchdown. Ele será essencial para o time de Los Angeles enfrentar a melhor defesa da liga.

Matthew Stafford indicado a MVP da temporada - Foto: Rams via Instagram

Não esquecendo que Los Angeles é a cidade do entretenimento nos EUA, várias celebridades já declararam sua torcida pela franquia. Alguns deles são: Kendrick Lamar, Flea (baixista do Red Hot Chili Peppers), Terry Crews, Danny Trejo e Rob Lowe

E, é claro, como todo bom espetáculo da NFL, ainda mais com um time de LA na disputa, não poderia faltar um show de intervalo né torcedoras? 🎶

Esse ano a final da NFC fica por conta do cantor country Tucker Wetmore.

A partida entre Broncos e Patriots às 17h será transmitida pela ESPN e Disney+. Já o jogo entre Seahawks e Rams às 20h30 será transmitido pelo Sportv e de graça no Youtube através da ge tv.

E aí, torcedora? Vai dar uma chance para a NFL esse ano ou já tá acompanhando há um tempo e está ansiosa para saber quem será o campeão no Super Bowl LX?

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.

XOXO, MDT 💖

Leia mais

Reply

or to participate.