- Manual das Torcedoras
- Posts
- O Natal na NFL
O Natal na NFL
O feriado de 25 de dezembro era dominado pela NBA, mas agora a NFL chegou para ficar. Vem com a gente conhecer mais curiosidades como essa e saber mais sobre os jogos de hoje!
Historicamente – em um acordo não dito 🤫 – a NFL tinha o Thanksgiving e a NBA o Natal.
Mas, com a grande expansão da NFL e o crescimento de seu público – até internacionalmente –, a liga de futebol americano, desde 2020, começou a investir e jogar cada vez mais partidas na data. Esse ano são 3 partidas e 2 de exclusividade da Netflix.

História
Tudo começou com a NFL evitando ao máximo jogar no feriado. Até os anos 2000 os jogos que aconteciam nessa data eram casualidades do calendário, como o Natal ser em uma quinta ou domingo e por isso ter uma partida de NFL.
Em 1994, o Natal pela primeira vez seria em um domingo de temporada regular da NFL como conhecemos. Contudo, nessa ideia de evitar a disputa pelo Natal com a NBA, a liga optou por passar os jogos para o sábado, véspera de Natal, e manteve apenas o Sunday Night Football no Natal.
Em 2004, a lógica começou a mudar. A NFL marcou 2 jogos para o Natal em um sábado. Era uma mudança sutil, mas com uma mensagem clara aos fãs do esporte: a liga quer conquistar o dia 25 de dezembro aos poucos.
As partidas de Natal ainda foram intermitentes entre 2005 e 2020 e a transmissão dos jogos de Natal em determinados anos foi exclusiva da NFL Network, plataforma paga da NFL.
Finalmente, em 2022 e 2023, a NFL decidiu definir o seu espaço: 3 jogos no dia de Natal que foram transmitidos pela CBS e pela Nickelodeon (sim, teve slime!).
Partidas memoráveis
Nesses jogos ao longo dos anos, alguns já ficaram marcados para os torcedores.
Em 2016, Pittsburgh Steelers e Baltimore Ravens disputaram a classificação aos playoffs e o título da AFC Norte em uma partida decidida no último minuto. No início do 4º quarto estava 20 a 10 para os Ravens.
Faltando um minuto, o placar era 27 a 24 para os Ravens. Com 9 segundos no cronômetro, Ben Roethlisberger fez um passe para Antonio Brown que esticou a mão e marcou o touchdown da vitória por 31 a 27.

Antonio Brown levou os Steelers a uma vitória sobre os Ravens em um clássico divisional. Foto: Mark Konezny/USA Today Sports
Também em 2016, os Chiefs enfrentaram os Broncos e o defensive tackle Dontari Poe fez um passe para touchdown. O jogador que geralmente defende seu quarterback surpreendeu o time adversário lançando um passe potente para a endzone.
A chegada na Netfl
Dois jogos de Natal da NFL este ano são de transmissão exclusiva da Netflix. A empresa de streaming transmitiu ano passado também e foi uma das maiores transmissões esportivas em streaming.
Esse ano está promovendo o grande evento da NFL na sua plataforma com alguns dos maiores sucessos originais Netflix.
E divulgação dos jogos e da parceira NFL + Netflix está pesadíssima! David Harbour, astro da Netflix como o detetive Hopper de Stranger Things, gravou um vídeo promocional.
Além deles, as cantoras que dublam as músicas do trio principal de Kpop Demon Hunters também convidaram o público para assistir aos jogos.
Hoje em dia, há essa disputa pelo público no Natal entre NBA e NFL. Ano passado, com as partidas transmitidas internacionalmente pela Netflix, os números revelados de audiência foram bem discrepantes.
A NBA teve transmissão pela ABC, ESPN e Disney+. A liga de basquete revelou que esse foi seu Natal mais assistido nos últimos 5 anos. A média de audiência foi de 5,25 milhões, com um pico de 8,32 milhões de espectadores.
Já a parceria NFL e Netflix teve um alcance de 65 milhões de espectadores nos EUA e a média de audiência foi de 24 milhões de pessoas. O pico simultâneo foi no show de intervalo da Beyoncé com 27 milhões de pessoas.
De fato, os números são impressionantes. O astro da NBA, Lebron James, chegou a comentar: "Eu amo a NFL, mas o Natal é o nosso dia".
E, aí torcedoras, o que acham dessa treta dos esportes americanos?
O que acompanhar hoje?
Veja como estão os times das partidas de hoje e o que esperar dos jogos:
Commanders e Cowboys às 15h: Os times se enfrentam já eliminados dos playoffs, mas isso não significa que o jogo não promete emoção. As equipes se preparam para o próximo ano e podem usar este jogo como teste. Além disso, é sempre desejado vencer em datas comemorativas como esta e oferecer um belo espetáculo aos torcedores.
Vikings e Lions às 18h30: O Minnesota Vikings já está eliminado. Já o Detroit Lions ainda está na busca de uma vaga nos playoffs. Com 8 vitórias e 7 derrotas, a única chance dos Lions é ganhar os dois jogos restantes na temporada e torcer para os Packers perderem suas duas últimas partidas. O jogo promete emoção já que a vitória hoje é essencial para a esperança de pós-temporada.
Chiefs e Broncos às 22h15: Essa é uma partida de confronto divisional. O Kansas City já está eliminado dos playoffs e o seu quarterback, Patrick Mahomes, está fora da temporada por uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho. Esta é a primeira vez que a equipe está fora dos playoffs desde 2016.
Mas se tudo parece ruir para os Chiefs, os Denver Broncos estão na melhor fase dos últimos tempos. Com uma campanha de 12 vitórias e 3 derrotas, é o atual líder da AFCOeste e já está garantido nos playoffs.
A sua busca agora é pela Seed 1 da AFC, ou seja, o melhor time da conferência americana e a semana de folga nos playoffs, além de jogar todas as suas partidas de pós-temporada em casa.
Shows do Intervalo
Além dos jogos, tem também as apresentações de intervalo! Kelly Clarkson foi confirmada como a show de abertura dos jogos de Natal! A cantora tem um sucesso natalino chamado “Underneath the tree" e é torcedora do Dallas Cowboys.
Já a atração de intervalo do jogo entre Vikings e Lions será Snoop Dogg. O rapper promete uma festa neste Natal.
As partidas entre Commanders e Cowboys às 15h e Vikings e Lions às 18h30 serão transmissões exclusivas da Netflix. Já o jogo entre Chiefs e Broncos às 22h15 será transmitido pela ge tv e sportv.

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.
XOXO, MDT 💖



Reply