- Manual das Torcedoras
- Posts
- Final da Copa do Brasil: o retorno do Vasco às decisões e a vitória do Corinthians
Final da Copa do Brasil: o retorno do Vasco às decisões e a vitória do Corinthians
Após empate no primeiro jogo, o Timão supera o clube carioca no último domingo (21), no Maracanã, e se consagra campeão do torneio. Confira mais detalhes sobre as partidas!
Após eliminarem Fluminense e Cruzeiro nos pênaltis, Vasco e Corinthians se enfrentaram em dois grandes jogos na final da Copa do Brasil.
O Cruzmaltino, que não chegava em uma final nacional há 14 anos, iniciou com uma estratégia clara na Neo Química Arena. O Gigante da Colina garantiu um empate fora após boas atuações de seus jogadores de defesa, sobretudo a dupla de volantes Thiago Mendes e Cauan Barros, e Robert Renan na zaga.

Foto: Ricardo Moreira
O Vasco também teve poucas chances de gol, com destaque para Barros, que mandou uma bola na trave, e Andres Gomez, que mais uma vez incendiou o lado esquerdo da defesa adversária. Rayan chegou a marcar, mas o impedimento foi assinalado.

Foto: Riquelve Nata
O Timão, apoiado por sua torcida, também chegou a balançar as redes com Memphis Depay, mas o lance foi anulado por impedimento. O camisa 27 do 'Time do Povo' ainda obrigou Léo Jardim a trabalhar, e Bidon levou perigo em chute de fora da área.
O jogo de ida terminou em 0 a 0, levando a decisão para o Maracanã, palco acostumado a receber Vasco e Corinthians em momentos decisivos. Em 2000, os clubes se enfrentaram lá na final do Mundial, e o Timão sagrou-se campeão nos pênaltis.

Foto: Raul Moura
No domingo (21), as equipes voltaram a se enfrentar no Maracanã.
O Corinthians não se intimidou com o show da torcida do Vasco e, mesmo com três volantes na escalação inicial, foi para cima. E, mais uma vez, Yuri Alberto estava lá. A bola passou de Raniele para Matheusinho, até chegar ao protagonista do Clube do Povo, que novamente colocou seu nome na história do Timão.

Foto: Buda Mendes
Hugo Souza também marcou presença. Ele estava lá quando Rayan arriscou de fora. Estava lá na cabeçada de Coutinho. E estava lá, de novo, na cobrança de falta. O camisa 1 foi decisivo e segurou o resultado no segundo tempo.
E não dá para falar sobre ser decisivo sem citar Memphis Depay. O camisa 10 já mostrou que ama o Brasil, que ama São Paulo e que é corinthiano de alma. Ele veio para ser campeão. Após receber a assistência de Yuri Alberto, o holandês não desperdiçou: foi mais um a gravar seu nome na história do clube.
A final da Copa do Brasil foi marcada por equilíbrio e intensidade. O Vasco voltou a disputar uma decisão nacional após anos, mostrou organização, entrega e competitividade, mas esbarrou em um Corinthians acostumado a grandes noites.
Com atuações decisivas de Hugo Souza, Yuri Alberto e Memphis Depay, o Timão soube transformar os detalhes em vantagem e escreveu mais um capítulo vitorioso de sua história.
Para o Vasco, fica a campanha sólida e a certeza de que o caminho para voltar ao protagonismo foi retomado; para o Corinthians, a confirmação de um time que cresce em finais e sabe ser campeão.

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.
XOXO, MDT 💖


Reply