- Manual das Torcedoras
- Posts
- Mundial de Ginástica Artística 2025: Equipe brasileira já está definida; veja detalhes
Mundial de Ginástica Artística 2025: Equipe brasileira já está definida; veja detalhes
Flávia Saraiva e Júlia Soares estão entre as representantes do Brasil na competição, que acontece entre os dias 19 e 25 de outubro, na Indonésia. Confira como funciona!
Faltando cinco dias para o Mundial de Ginástica Artística, que acontecerá em Jacarta, na Indonésia, o Time Brasil já definiu os atletas que irão participar. A equipe vai contar com quatro ginastas femininas e cinco atletas masculinos na disputa, que acontece de 19 a 25 de outubro.
Entre as competidoras femininas, estão nomes já reconhecidos pelo público, como as medalhistas olímpicas Flávia Saraiva e Júlia Soares. Uma curiosidade é que Flávia busca sua segunda medalha mundial na competição.
Além disso, também farão parte da equipe Júlia Coutinho e Sophia Weisberg, de apenas 15 anos, consideradas futuras promessas da ginástica brasileira.
Na categoria masculina, os representantes incluem Arthur Nory, medalhista olímpico, Caio Souza e Diogo Soares, que já participaram de Jogos Olímpicos. Além deles, Vitaliy Guimarães e Tomás Florêncio também representam o Brasil na competição.
Desfalques de peso no Brasil
Rebeca Andrade, atual campeã olímpica, é a principal ausência na seleção. Após conquistar a medalha de ouro no solo em Paris 2024, a ginasta decidiu focar em seus tratamentos físicos e, por isso, não competirá no Mundial.
As medalhistas olímpicas Jade Barbosa, grávida do seu primeiro filho, e Lorrane Oliveira, que está lidando com questões físicas, também não estarão presentes na competição.
Como funciona o Mundial de Ginástica Artística?
A ginástica artística é dividida em masculino e feminino, e cada um tem aparelhos específicos. Veja abaixo:

Imagem: Manual das Torcedoras
Em uma competição de ginástica artística, geralmente acontecem três formatos principais:
Individual Geral (All-Around)
O ginasta compete em todos os aparelhos do seu gênero;
A soma das notas de todos os aparelhos define o vencedor.
Final por Aparelho
Classificação: para chegar à final de um aparelho, como as argolas, o ginasta precisa obter uma das maiores notas durante a fase classificatória;
A Final: A final é uma competição nova. A pontuação da classificação é descartada e todos os finalistas competem mais uma vez. Quem conseguir a maior nota no dia da final é o vencedor.
Competição por Equipes
Cada país ou clube inscreve uma equipe (normalmente com 5 ou 6 ginastas);
Notas dos ginastas contribuem para a pontuação total da equipe;
Ganha a equipe com maior soma total.
O evento na Indonésia será um "Mundial de Especialistas", com foco na preparação para as Olimpíadas de LA2028. Por isso, apenas as disputas por aparelhos e no individual geral irão acontecer, sem a competição por equipes.
O Mundial de Ginástica Artística será transmitido pela Cazé TV e pelo Grupo Globo. Prepare a torcida e acompanhe o Time Brasil em busca de medalhas em Jacarta!

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.
XOXO, MDT 💖
Reply