• Manual das Torcedoras
  • Posts
  • GP de São Paulo 2025: estreia de Gabriel Bortoleto em casa e os desdobramentos na corrida pelo título

GP de São Paulo 2025: estreia de Gabriel Bortoleto em casa e os desdobramentos na corrida pelo título

Com ótima recuperação de Max Verstappen, corrida de Interlagos termina com Lando Norris campeão e problemas para os pilotos da Ferrari. Veja mais detalhes!

Interlagos nunca decepciona, e o Grande Prêmio de São Paulo 2025 mostrou mais uma vez por que o autódromo é um dos lugares mais especiais do calendário da Fórmula 1.

Teve de tudo: estreia de brasileiro, batidas, viradas incríveis e um fim de semana perfeito para Lando Norris, que sai do Brasil com a liderança folgada no campeonato de pilotos.

A torcida brasileira estava em festa. Pela primeira vez desde Felipe Massa, em 2017, um piloto brasileiro se alinhava no grid de Interlagos. Gabriel Bortoleto, da Sauber, vivia o sonho de disputar o seu primeiro GP em casa.

Foto: Stake Sauber

Que susto, Gabriel Bortoleto!

Durante a corrida sprint, Bortoleto vinha brigando por posição com Alex Albon (Williams) quando, na última volta, acabou batendo feio. O acidente foi bem forte e assustou todo mundo, mas, por sorte, ele saiu bem. 

O carro, porém, ficou completamente destruído, e a equipe não conseguiu consertá-lo a tempo da classificação da corrida principal. Imagem sensível abaixo!

Foto: Sky Sport/F1

Mesmo após o grave acidente de sábado, Gabriel Bortoleto na drivers parade fez questão de agradecer as boas energias enviadas da torcida e declarou:

“Eu amo todos vocês. Obrigado do fundo do meu coração por todo esse carinho. Vocês são incríveis e eu espero dar muito orgulho ainda pra vocês, porque essa é a minha missão de vida.”

Gabriel Bortoleto, Interlagos, 2025

Essa é sua, Lando Norris

Enquanto Gabriel enfrentava uma maré de azar, Lando Norris vivia o oposto. O britânico viveu dias de gloria e foi sem dúvidas o nome do fim de semana do início ao fim. Largou na pole da Sprint, com Kimi Antonelli (Mercedes) em segundo e seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, em terceiro.

Logo nas primeiras voltas da corrida Sprint, Piastri acabou batendo e abandonando, o que abriu caminho para Norris controlar a prova com tranquilidade. No fim, ele venceu com autoridade, seguido de Antonelli e George Russell.

Foto: F1

Na classificação da corrida principal, Norris manteve o bom ritmo e garantiu a pole. A grande surpresa veio de Max Verstappen, que teve um desempenho incomum e foi eliminado ainda no Q1 — a primeira vez desde sua estreia que acontece isso com o tetracampeão.

No domingo, o público mal teve tempo de respirar. Logo na primeira volta, Bortoleto se envolveu em um toque e bateu novamente, abandonando a corrida e encerrando o fim de semana com outro susto.

Pouco depois, outro incidente aconteceu entre Oscar Piastri, Kimi Antonelli e Charles Leclerc, que acabou causando o abandono do monegasco da Ferrari. Já Piastri levou a culpa e uma penalização de dez segundos que afetou o rendimento na prova e comprometendo ainda mais seus pontos no campeonato. Confira o vídeo do momento:

@f1

piastri, antonelli and leclerc go three-wide on the race restart, ending charles’s race 😱 #f1 #brazilgp #oscarpiastri #kimiantonelli #charlesleclerc

Lá na frente, Lando Norris seguia consistente. Pilotou com calma, sem erros, mantendo um ritmo sólido do início ao fim.

Com isso, conquistou a vitória na corrida principal e marcou a primeira vitória da McLaren no Brasil desde Jenson Button em 2012. Assim, completou um fim de semana perfeito, o chamado Grand Slam, ao conquistar todos os pontos disponíveis tanto na sprint quanto no GP.

Instagram Post

Kimi Antonelli, terminou em segundo novamente, repetindo o resultado do sábado. O garoto da Mercedes parece que foi abençoado durante a visita ao tumulo do ídolo Senna e agora soma dois pódios em sua temporada de estreia na categoria.

Homenagem ao Senna em seu post de celebração ao P2 - Foto: @kimi.antonelli

Max Verstappen voando

E, claro, não podia faltar a pilotagem de recuperação de Max Verstappen. Mesmo largando do pit lane, por conta de uma troca de motor, o holandês fez uma corrida impecável, escalando o pelotão com ultrapassagens precisas até alcançar o pódio, terminando em terceiro. Simply loving que fala né Max! 

Foto: F1

Com a vitória dupla (sprint + corrida principal), Norris que chegou ao Grande Prêmio com um ponto sobre Piastri, deixa o Brasil com 24 pontos de vantagem no campeonato.

Para nós aqui do Brasil, o GP teve um sabor agridoce. Gabriel Bortoleto não conseguiu o resultado que sonhava, mas mostrou coragem e determinação. Ansiosa para o futuro do nosso brasileirinho na Audi!

E no fim das contas, o GP de São Paulo 2025 foi Simplesmente Interlagos: imprevisível, intenso e emocionante.

Instagram Reel

Entre vitórias dominantes, mudanças de clima favoráveis e acidentes impressionantes, o público saiu satisfeito e contando os dias para edição de 2026. Até a próxima temporada, GP de Interlagos!

🚨 Próxima parada da F1: VIVA LAS VEGAS! ♠♦

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.

XOXO, MDT 💖

Leia mais

Reply

or to participate.