- Manual das Torcedoras
- Posts
- 10 rodadas para o fim do Brasileirão: o que ainda está em disputa pelos quatro grandes do Rio?
10 rodadas para o fim do Brasileirão: o que ainda está em disputa pelos quatro grandes do Rio?
Enquanto Flamengo corre atrás da liderança, Botafogo briga para se manter na 5a posição da tabela; Fluminense e Vasco tentam se aproximar do G6.
O meio de semana foi marcado pela 28ª rodada do Brasileirão e os times cariocas da série A disputaram partidas importantes. Agora, faltam apenas 10 rodadas para o fim do campeonato e cada equipe luta pelos próprios objetivos antes que o juiz dê o último apito.
Enquanto o Flamengo sonha com a taça, Botafogo, Fluminense e Vasco brigam por uma posição no G6, em busca de uma vaga na Libertadores ou na Sul-Americana. Veja abaixo o que ainda está em disputa pelos quatro grandes do Rio.

Como foi a rodada 28 do Brasileirão?
Na última quarta (15), o Flamengo venceu o Botafogo no Engenhão, com um placar de 3x0. Já o Vasco superou o Fortaleza no Castelão, por 2x0. Com esses resultados, Flamengo e Botafogo mantiveram suas atuais posições na tabela e o Vasco subiu para a 9ª colocação.
Encerrando a rodada, o Fluminense recebeu o Juventude no Maracanã, na noite da última quinta (16), e venceu por 1x0. A partida foi decisiva para o Tricolor, que perdeu para o Mirassol na rodada anterior. Além disso, o Bahia enfrentou o Vitória no Barradão, perdendo de 2 a 1, o que manteve o Botafogo na 5ª posição.
Os clubes cariocas da Série A do Brasileirão vivem momentos diferentes, cada um com seu foco individual no campeonato. O Flamengo e o Botafogo foram os times que fizeram as melhores campanhas da temporada no Brasileirão entre os quatro grandes do Rio, porém apenas a nação rubro-negra ainda sonha com o título.
Flamengo
O Flamengo de Filipe Luís vinha de uma sequência de 12 rodadas ocupando a primeira posição da tabela. Porém, a equipe começou a perder a vantagem de pontos depois do empate com o Cruzeiro na 26ª rodada.
O clube rubro-negro perdeu a liderança do campeonato para o Palmeiras após ser derrotado pelo Bahia por 1x0 na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, no último dia 5.
O Verdão, por sua vez, venceu a partida da 26ª rodada contra o Vasco, a da 27ª contra o São Paulo e o jogo contra o Juventude, válido pela 12ª. Com isso, a equipe abriu vantagem de 3 pontos contra o Flamengo, assumindo a primeira colocação na tabela.
Em um cenário de descontentamento da torcida rubro-negra, a vitória contra o Botafogo foi essencial. A partir disso, para que o Flamengo volte a assumir a liderança o quanto antes, o time precisa obter um bom desempenho nas próximas disputas.

Foto: André Durão/GE
A equipe precisa ganhar do Palmeiras no confronto direto, que está marcado para o próximo domingo (19), no Maracanã. Em seguida, necessita da vitória contra o Fortaleza, no Castelão, na 30ª rodada. Por fim, o clube da Gávea precisa que o Palmeiras não vença o Cruzeiro, também na 30° rodada.
Como a partida do Verdão contra o Cabuloso será disputada no Allianz Parque, o Palmeiras tem a vantagem de jogar diante de sua torcida, o que dificulta o Flamengo de reassumir a liderança.
Porém, existem muitos cenários futuros, nos quais o Palmeiras enfrentará jogos difíceis e com a possibilidade de cometer deslizes. Dessa forma, o Flamengo pode aproveitar oportunidades para retomar o posto de líder (claro, se ele próprio não cometer mais deslizes).
Botafogo
O Botafogo, que estava na 4ª posição da tabela até a rodada 27, foi ultrapassado pelo Mirassol após a derrota contra o Internacional. O clube do interior de São Paulo, inclusive, abriu duas vitórias em relação ao Fogão, concretizando sua posição no G4.
Para o Botafogo, perder a vaga no G4 significa perder a garantia de entrada direta na Fase de Grupos da Libertadores em 2026. Agora, com a derrota para o Flamengo, a preocupação do torcedor alvinegro aumenta.
Caso o Bahia tivesse vencido o clássico de ontem contra o Vitória, o Glorioso cairia para a 6ª posição. Porém, com a vitória do Rubro-negro Baiano, o Botafogo conseguiu se manter na 5ª posição da tabela, mesmo com a derrota para o Flamengo.

Porém, caso o Botafogo empate ou perca a partida contra o Ceará na próxima rodada e o Fluminense vença o Vasco ou o Bahia vença o Grêmio, o Alvinegro cai para a 6ª posição. A situação ainda pode piorar se tanto o Fluminense quanto o Bahia saírem vitoriosos da próxima rodada, visto que os possíveis resultados tirariam o Botafogo do G6.
O clube alvinegro é o único dos cariocas que está disputando somente o Brasileirão, já que foi eliminado da Libertadores e da Copa do Brasil. Sendo assim, o Glorioso vai focar todos os seus esforços em manter o seu lugar no G6 e conquistar sua vaga na Libertadores do ano que vem.
Fluminense
O Fluminense, além do Brasileirão, ainda está disputando a Copa do Brasil e vai enfrentar o Vasco nas semifinais. O time está em fase de adaptação com o novo técnico Luis Zubeldía, que foi contratado após Renato Gaúcho ter se demitido.
A eliminação da Sul-Americana abalou muito a torcida, a comissão técnica e os jogadores do Tricolor de Laranjeiras. No Campeonato Brasileiro, o Fluminense está na 7ª colocação, e saiu vitorioso do jogo contra o Juventude disputado no Maracanã.
Assim como o Botafogo, o clube almeja uma vaga na Libertadores, e quer brigar pelo G6. Para que o clube tricolor suba para a 6ª colocação, basta que ele vença a partida contra o Vasco na próxima segunda (20) e que o Bahia empate ou perca a partida contra o Grêmio no próximo domingo (19). Além disso, caso o Botafogo empate ou perca do Ceará na próxima rodada, o Fluminense consegue fechar a 29ª rodada na 5ª posição.
Vasco da Gama
O Vasco, que deu uma guinada nas últimas rodadas e subiu na tabela, tem como foco principal no Brasileirão a vaga na Copa Sul-Americana de 2026. O Gigante da Colina conquistou duas vitórias que foram fundamentais nessa alavancada: contra o Cruzeiro na 25ª rodada, com um placar de 2x0, e contra o Vitória na 27ª rodada, por 4x3.
Além disso, a vitória contra o Fortaleza, no Castelão, com o gol de Rayan e DVD, fez com que o time subisse à 9ª posição. Na atual circunstância, a vaga na Sul-Americana está praticamente garantida, já que são classificados os seis melhores colocados na tabela, excluindo os classificados para a Libertadores.
Caso vença o Fluminense na próxima rodada e o São Paulo empate ou perca para o Mirassol, o Vasco sobe para a 8ª colocação. Se na rodada seguinte, o Cruzmaltino vencer o Bragantino e o Fluminense perder para o Internacional, o time comandado por Fernando Diniz sobe para a 7ª posição na tabela. Com isso, o Vasco entra na briga pelo G6 e volta a sonhar com a Libertadores.

O Brasileirão, por ser um campeonato de pontos corridos de 38 rodadas, possibilita muitas reviravoltas e surpresas ao longo da temporada, o que gera muitas expectativas nos torcedores que o acompanham.
Os clubes cariocas que disputam a Série A, cada um com a sua trajetória, continuam lutando para alcançar seus objetivos e finalizar a temporada da melhor forma possível.

Curtiu o conteúdo? Então continue acompanhando o Manual das Torcedoras para se manter em dia das discussões e novidades no mundo dos esportes.
XOXO, MDT 💖
Reply